Fortes chuvas provocam alagamento e colocam Defesa Civil em prontidão
Ilhabela registrou o acumulado de 65.6mm de chuva num período de aproximadamente duas horas na tarde da última segunda-feira (23). O grande volume de água aliado à maré alta deixou a Defesa Civil do município em estado constante de vistoria, atenção e atendimento a ocorrências, todas sem gravidade e sem vítimas.
De acordo com o levantamento do setor foram registrados 11 pontos de alagamento em vias públicas por questão de escoamento. O coordenador da Defesa Civil de Ilhabela, Ronaldo Alves, explica que as áreas alagadas estão dentro da carta de suscetibilidade de alagamento, documento emitido pelo Ministério de Minas e Energia em 2014 que aponta as áreas com mais propensão de inundação entre os bairros da Barra Velha e Santa Tereza. Houve ainda um chamado para alagamento em uma residência na Barra Velha, mas a família não precisou ser removida.
As áreas de risco de desmoronamento também foram vistoriadas e nenhuma ocorrência foi registrada, bem como os córregos do entorno da região central da cidade, que ficaram com capacidade alta, mas sem extravasão.
A Divisão de Trânsito não registrou ocorrências graves. A equipe foi direcionada à gestão da fila da balsa, que gerou congestionamento por conta do excesso de veículos, volume de chuva e acúmulo de água. O diretor da divisão, Marcos Gomes de Oliveira informou que algumas placas de veículos foram encontradas após a chuva e estão à disposição dos proprietários na sede da Divisão de Trânsito, na Barra Velha.
Não houve registro de queda de árvores, mas houve queda de energia em diversos pontos da cidade. A concessionária do serviço, Neoenergia Elektro, trabalha para o restabelecimento.
Mais Chuva
O alerta para mau tempo emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado segue até sexta-feira (27). Há previsão de chuva intensa, acompanhada por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em todo território paulista.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil de Ilhabela pelos telefones 199 ou 3896-2802.
Comments