CONTEXTUALIZE: PT SEM CANDIDATO A PREFEITO EM ILHABELA
Ilhabela não sofrerá por falta de candidatos. Há inclusive um certo exagero no excesso.
Mas enquanto alguns partidos se digladiam para decidir um nome que aparecerá nas urnas, outros não conseguem se articular internamente para definir um candidato.
O PT de Ilhabela se prendeu a esta armadilha. Passando por alguns trâmites internos e um processo exaustivo que levou à formação do atual diretório e executiva municipal, o partido não tem um nome para a disputa pelo executivo em pleno ano eleitoral.
Oficialmente não concorrerá ao executivo.
Brigas internas podem ser corriqueiras, afinal um partido político tem por sua própria natureza uma porção de vozes internas, portanto dissonâncias são comuns.
Ter o processo atrapalhado internamente acende um alerta e revela a presença de conflito de interesses atrapalhando uma coesão política no partido e extrapolando essa cisão na opinião pública.
Esta é uma eleição estratégica, fruto de um contexto que não se sabe quando ocorrerá novamente: o PT é o partido do atual Presidente da República em exercício que já manifestou publicamente seu apoio e comprometimento para que o partido eleja prefeitos e vereadores nesta eleição.
Tal apoio, de peso não foi suficiente para que o PT de Ilhabela se livrasse de suas brigas internas em prol de um objetivo comum a todos.
A provável ausência do PT nas urnas deste ano revela claramente perda no poder de articulação do PT em Ilhabela.
por Vincenzzo Santini
Comments